quarta-feira, 8 de abril de 2015

Conselho Nacional chega a Itatira para apurar denúncias de homofobia


O município de Itatira, a 176 quilômetros da Capital, receberá, de hoje até sábado, a visita da comitiva do Conselho Nacional LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). O objetivo dos representantes do conselho, enviados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é discutir com autoridades a intervenção em casos de homofobia denunciados no município.
No início de 2015, casos de violência contra a comunidade LGBT exibiam relatos de apedrejamento de residências, torturas psicológicas e até espancamentos. A comitiva deverá propor medidas para orientação e adoção de providências. “A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República terá acesso a dados sobre estatísticas e o perfil dos crimes contra a população LGBT no município de Itatira, possibilitando o desenvolvimento de politicas públicas de combate e enfrentamento à homofobia”, detalha Jovanna Cardoso, membro do Conselho Nacional LGBT e coordenadora-geral do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
A intervenção em Itatira compõe a primeira ação da Comissão Interministerial de Enfrentamento à Violência contra a comunidade LGBT, conforme Jovanna.
 
Preconceito
Em fevereiro deste ano, o casal Francisco Fábio de Castro, 33, e Antônio Claudemir Marcolino Macedo, 34, falou com O POVO sobre o preconceito sofrido. “Os moradores passam de moto dizendo que vão atropelar aquele ‘viado’. Nós somos vitimas de insultos e tortura psicológica. Nossa casa já foi apedrejada três vezes. Tivemos sorte porque continuamos vivos”, explicou Claudemir.
Agenda
Hoje, 8/4
16h – Palestra no CERU, em Lagoa do Mato, em Itatira
19h – Reunião Geral na Creche de Lagoa do Mato
 
Amanhã, 9/4
8h – Reunião com prefeito, secretários e Ministério Público
15h – Visita a Escola Nazaré Guerra, em Lagoa do Mato
15h30min – Visita à Cadeia de Lagoa do Mato
16h - Palestra na Escola Poço da Pedra
 
Sexta-feira, 10/4
9h – Reunião com vereadores, em Cachoeira

Sábado, 11/4
9h - Reunião com representantes do Psol e grupos de direitos humanos

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário