sábado, 31 de janeiro de 2015

Conselho Nacional LGBT divulga nota pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans


Direitos humanos

"Continuamos na busca incessante pelo combate à discriminação contra travestis e transexuais", afirma conselho no comunicado
O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT divulgou nota, nesta sexta-feira (30), sobre a comemoração do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Confira o texto na íntegra:
"É provável que a maior parte da população não conheça essa data comemorativa e de luta, e uma possível resposta para isso é a total exclusão a qual estão submetidas/os as/os travestis e transexuais em todo o País.
O retrato da marginalidade dessa população é igual de norte a sul do País. A violência que vivenciam se repete de forma sistemática, seja pela exclusão no mercado de trabalho, ou pelas humilhações no ambiente escolar, ou ainda a total rejeição social a que são inferidas, violações que terminam muitas vezes em assassinatos.
Na maior parte de nosso país não há política pública voltada a essa população. Poucos entendem se tratar de uma questão de gênero, e que essa discriminação é baseada no machismo que condena o masculino que 'quer ser' feminino, ou vice-versa.
Resultado disso é que, segundo pesquisas, dentro dos segmentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), os que mais sofrem violência são os segmentos de travestis e transexuais.
Continuamos na busca incessante pelo combate à discriminação contra travestis e transexuais e na busca do reconhecimento e respeito à identidade de gênero dessa população.
Aproveitamos então, esta data, para fazer um apelo, a todos gestores e gestoras de políticas de direitos humanos, segurança pública, justiça, cidadania, assistência social, educação, trabalho, emprego e todas políticas sociais no Brasil: se atentem com olhar mais sensível ao combate da exclusão e discriminação sofrida por travestis e transexuais."
Brasília, 29 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário