quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vídeo revela a crueldade da homofobia no Brasil


Por Daniel Negreiros

O vídeo abaixo, produzido pelos meninos do ‘Põe na Roda’ retrata [muito bem] a realidade das vítimas da homofobia no Brasil, um país onde a discussão acerca dos nossos direitos é moeda de troca e ferramenta de (des)apoio político.

O Grupo Gay da Bahia, a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil, divulgou, no começo do ano, que pelo menos 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros foram assassinados em 2013, média de um homicídio a cada 28 horas.

Segundo o estudo, o Brasil segue como campeão mundial em homicídios de homossexuais: de cada cinco gays ou transgêneros assassinados no mundo, quatro são brasileiros. E os dados reunidos apontam também a tendência de piora no quadro: em janeiro, 42 homossexuais foram assassinados, ou seja, um a cada 18 horas.

O Nordeste segue como região mais violenta para esse segmento, com 43% dos assassinatos, seguido pelo Sudeste e pelo Sul, com 35%. De acordo com a pesquisa, os gays lideram as estatísticas de vítimas: 186 (59%), seguidos de 108 travestis (35%), 14 lésbicas (4%), dois bissexuais (1%) e dois heterossexuais (1%) confundidos com homossexuais. Leia a íntegra do relatório do Grupo Gay da Bahia

E é por conta destes números, que o nova produção do ‘Põe na Roda‘, recentemente publicado, reuniu vítimas de agressão homofóbica que falam abertamente sobre o trauma que essa violência é capaz de provocar.

O objetivo é chamar ainda mais atenção para esta situação.

Em alguns dias, nós vamos as urnas, cabe a nós mudar esta realidade. Assim como muitas outras realidades que assolam nosso país. Por favor: pesquisem, leiam sobre seus candidatos, confiram o plano de governo, re-assistam aos debates, re-lembrem o passado e o que candidato A, B ou C fez por esta causa OU deixou de fazer.

E como o vídeo propõe a reflexão, sempre se perguntem:

E se fosse com você? – #ESeFosseComVoce (What if it happened to you?)



Nenhum comentário:

Postar um comentário