domingo, 30 de março de 2014

Comissão da Verdade realiza audiência sobre repressão a homossexuais na Ditadura

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva" realiza neste sábado (29) a audiência pública "Ditadura e homossexualidade no Brasil" para tratar da repressão sofrida pela militância LGBT nos anos de chumbo. A audiência acontece sábado, dia 29, no Memorial da Resistência, e a programação, realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, é uma edição especial do "Sábado Resistente".

O objetivo da audiência pública é contribuir para uma análise interdisciplinar das relações entre a ditadura brasileira (1964 – 1985) e a homossexualidade. Em especial, pretende-se discutir de que maneiras a ditadura dificultou tanto os modos de vida de gays, lésbicas, travestis e transexuais, quanto a afirmação do movimento LGBT no Brasil durante os anos 1960, 1970 e 1980.

Além de apresentar informações sobre a repressão e violência dirigidas pela ditadura a esses grupos sociais específicos, a audiência também abordará as ações de resistência empreendidas por esses segmentos sociais que, apesar de terem sido alvo de políticas de repressão e de controle social, acabaram se constituindo como atores fundamentais da redemocratização brasileira.

Nesta audiência, pretende-se evidenciar as violações de direitos específicas desses grupos discriminados por conta de orientações, identidades ou práticas sexuais diferentes do que era considerado "normal" segundo os valores morais conservadores que inspiravam a doutrina de segurança nacional. Dessa maneira, será possível conferir visibilidade e o devido reconhecimento para as experiências de vida dos homossexuais e para a atuação do movimento LGBT durante essa época histórica.

Os pesquisadores participantes são autores de artigos que estarão presentes no livro coletivo: "Ditadura e Homossexualidade no Brasil: repressão, resistência e busca da verdade", que será editado por James N. Green e Renan H. Quinalha, e que deve ser lançado até o final do ano.

Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário