segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Decoração natalina em Roma manda mensagem contra homofobia

As autoridades públicas de Roma, na Itália, resolveram inovar na iluminação natalina, este ano saíram das tradicionais luzes amareladas e apostaram em uma mensagem contra um preconceito presente em vários países, a homofobia.

E foi a Via del Corso a escolhida para ser enfeitada com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay. São mil e seiscentos metros de luzes, totalizando 672 mil lâmpadas de led, enfeitando principal rua comercial da cidade.

O suicídio de um adolescente gay vítima de homofobia, em outubro deste ano, mexeu com a cidade - o que motivou a escolha da decoração. O conselho local decidiu a decoração para se posicionar contra o preconceito. "É assim que surgiu a ideia da bandeira do arco-íris", explicou a vereadora Imma Battaglia.

Porém a iluminação não é bem vista por todos em Roma, onde se situa Vaticano. O partido Fratelli d'Italia rotularam a decisão como "provocativa e ideológica" e pediram a troca das cores das luzes (arco-íris), pelas três cores da bandeira italiana.

Na inauguração da decoração natalina o prefeito de Roma, Ignazio Marino, fez um discurso sobre os valores humanos. "Esta cidade recebe uma mensagem universal de paz e dignidade. Via del Corso é dedicada a Nelson Mandela e a tantos outros heróis que dedicaram suas vidas aos direitos humanos e a paz no mundo", afirmou.

Fonte: DM.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário