terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comissão da Diversidade Sexual OAB Ipatinga-MG e IBDFAM promovem a "I Jornada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Vale do Aço"


Com o tema "Sou vista, logo existo. Tenho Direitos e exijo Respeito!" militantes bissexuais e lésbicas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, no leste mineiro, promovem a "I Jornada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Vale do Aço", entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2013. 

O evento organizado pelo Coletivo Bil - Coletivo de mulheres Bissexuais e Lésbicas do Vale do Aço/MG e pela LBL/MG comemorará, pela primeira vez, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica na região. 

Segundo as organizadoras a proposta da atividade é "marcar a Visibilidade Bissexual e Lésbica no Vale do Aço através de um evento preparado especificamente por e para as bissexuais e lésbicas de nossa região, suprindo uma lacuna existente e sinalizando a preocupação com o Direito à Visibilidade e seus reflexos na vida e saúde de tais mulheres". Elas propõem "a construção de um olhar plural para questões do cotidiano que atingem a cidadania, a dignidade e o direito à busca da felicidade, que independem de gênero ou orientação sexual.". 


A Jornada será aberta nesta quinta-feira, 29 de agosto - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com um diálogo sobre a Laicidade do Estado e o fundamentalismo facilitado pela advogada e militante bissexual Fernanda Coelho - presidenta da CEDS/OAB-Ipatinga/MG e da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG. Em seguida será abarcada a religiosidade cristã, com a participação da representante da Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança de Pernambuco/CCNE, Bella Ramalho, que falará às presentes sobre a "Teologia inclusiva e as mulheres lésbicas nas Sagradas Escrituras". As atividades que se estenderão por quatro dias, farão o debate sobre a diversidade sexual por meio de múltiplas linguagens: discurso acadêmico, música, esporte, teatro, e terão como público alvo as mulheres bissexuais e lésbicas, mas segundo a militante lésbica Iara Luíz "todas as pessoas que queiram ir e abraçar esta causa são muito bem vindas". 

A programação completa e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail coletivo_bil@yahoo.com.br ou no evento criado na rede social do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário