domingo, 21 de julho de 2013

Reino Unido aprova casamento homossexual

O Reino Unido aprovou nesta quarta-feira oficialmente o casamento homossexual depois que a rainha da Inglaterra sancionou a lei, informou o ministério da Cultura.

"É um momento histórico, que repercutirá na vida de muitas pessoas. Estou muito orgulhosa que o tenhamos tornado possível", afirmou a ministra da Cultura, Maria Miller, cuja pasta elaborou o texto.


Os primeiros casamentos só poderão ser realizados a partir do próximo ano porque o governo tem de resolver algumas questões administrativas, como o efeito sobre as pensões.

O texto, aprovado na terça-feira pelos deputados, foi impulsionado pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, apesar da oposição dentro de seu próprio campo.

Os deputados decidiram não se opor a uma série de emendas menores ao projeto de lei propostas pela Câmara dos Lordes, e deixar assim livre o caminho para o casamento gay na Inglaterra e em Gales.

O texto quase não provocou debate na opinião pública, majoritariamente favorável, mas continua dividindo o Partido Conservador.

Para os britânicos, a mudança é principalmente simbólica, porque os casais gays têm os mesmos direitos de paternidade que os heterossexuais e podem adotar, recorrer à procriação medicamente assistida e a uma mãe de aluguel, desde que não seja remunerada.

Desde 2005 também existe a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário