domingo, 31 de março de 2013

Começam audiências para legalizar casamento gay nos EUA


Tiveram início na terça (26), nos Estados Unidos, as audiências  que podem levar todos os estados norte-americanos a realizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. São dois dias para a Suprema Corte do país ouvir entidades a favor e contra o matrimônio gay.

No primeiro dia, eles escutaram os argumentos no caso Hollingsworth contra Perry, que resultou na impugnação da Proposta 8, da Califórnia, contra os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, adotada em 2008. Já nesta quarta (27), irão estudar o caso “Estados Unidos contra Windsor”, sobre a Lei de Defesa do Casamento promulgada pelo então presidente Bill Clinton em 1996. Com ela, ficou definido o casamento como a união entre um homem e uma mulher e mais de mil benefícios federais foram negados a casais homossexuais. O ex-presidente, inclusive, já se manifestou pela queda desta Lei.

O tema tem o apoio do presidente Barack Obama, que postou na segunda (25) a seguinte mensagem em seu Twiter: “Cada norte-americano deveria poder se casar com a pessoa que ama”, acompanhada da hashtag #loveislove (amor é amor, em português).

Terminadas as sessões, os nove juízes discutirão em audiências privadas se a união homoafetiva se tornará um direito constitucional. A decisão, no entanto, deverá ser anunciada em junho.

Fonte: Gonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário