quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Teatro em Brasilia - Peça aborda as novas configurações de família


 Este é o último fim de semana para conferir a peça “Aos Nossos Filhos”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília/ DF. O espetáculo teatral com texto de Laura Castro e direção de João das Neves trata das relações familiares contemporâneas. O projeto leva pela primeira vez aos palcos brasileiros a atriz portuguesa Maria de Medeiros, conhecida mundialmente por sua atuação no filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

 A peça se passa na noite em que a filha conta à sua mãe que vai ter um filho através da barriga de sua companheira. A notícia traz à tona os encontros e os conflitos das duas gerações. Nesse momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias a seu tempo e tem como pano de fundo questões como liberdade individual e novas configurações familiares, com suas consequências, desdobramentos e afetos.

A ideia da peça surgiu da vivência da autora Laura Castro que há 13 anos está casada com Marta Nóbrega, o casal tem três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada). “A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV Novas Famílias, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa e acabamos nos tornando personagens”, conta Laura.

Maria de Medeiros decidiu realizar seu primeiro trabalho teatral no Brasil por seu profundo interesse pela temática do espetáculo entre outras coincidências.  Ela realizou o filme "Repare bem" que relata a história de três gerações de mulheres perseguidas durante a ditadura militar do Brasil, tendo como ponto de partida o militante brasileiro Eduardo Leite, conhecido como "Bacuri". Essa realização, a tornou intimamente ligada ao tema da peça, ao conflito de gerações e, em especial à sua personagem Vera (ativista brasileira perseguida pelo regime militar). Além do tema em comum, a atriz está escrevendo longa-metragem sobre um casal de homens que desejando ter filhos, têm um bebê inseminado nos Estados Unidos. 

AOS NOSSOS FILHOS- CCBB Brasília (SCES, Tc. 2, Cj. 22)
Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h.
Direção: João das Neves.
Texto: Laura Castro.
Com Maria de Medeiros e Laura Castro.
Encontro entre mãe e filha propõe reflexões sobre as relações familiares contemporâneas.
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Classificação indicativa: 14 anos.

*com informações da assessoria de imprensa do CCBB

Fonte: Ibdfam

Nenhum comentário:

Postar um comentário