domingo, 19 de agosto de 2012

RECIFE - Prefeitura aborda visibilidade lésbica em seminário


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Assistência Social, realizou neste final de semana (18 e 19), das 8h às 17h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem o Seminário da Visibilidade Lésbica. O evento busca fortalecer as mulheres lésbicas e bissexuais, conscientizando-as política e socialmente, pensando nas suas demandas no que diz respeito a sexualidade, gênero e raça.

As mulheres lésbicas e bissexuais vêm no processo de invisibilidade ao longo do tempo. Historicamente elas são discriminadas pelos contornos de uma cultura fortemente machista, presente e ainda ativa em nossa sociedade. Já o panorama de saúde da mulher lésbica e bissexual engloba prevenção, qualidade de vida, violência, formas de tratamento, sensibilização e humanização específica nas clínicas, consultórios médicos e hospitais. Esta e outras pautas serão abordadas durante o seminário, com o intuito de elencar prioritariamente as demandas do segmento, e desta forma, possibilitar resoluções junto aos poderes públicos.                                                                   

Ainda dentro da programação do seminário foram abordados os temas: história do movimento das mulheres lésbicas; feminismos/gênero; saúde das mulheres lésbicas e bissexuais; violência e direitos humanos; lesbianidade e negritude; espaços políticos, articulações e sujeitos políticos e visibilidade lésbica.

Estiveram presentes no encontro representantes dos seguinte movimentos: ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas; CANDACES – Coletivo Nacional de Lésbicas Negras; CEN- Coletivo de Entidades Negras; Grupo de Mulheres Cidadania Feminina; LBL – Liga Brasileira de Lésbicas; Grupo LUAS – Liberdade e União Afetiva Sexual de Lésbicas e Bissexuais; Movimento Gay Leões do Norte; Lésbicas independentes. UBM – União Brasileira de Mulheres; Bloco da Diversidade; Coletivo LGBT Socialista e Movimento Negro Unificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário