segunda-feira, 9 de abril de 2012

Clovis Casemiro agradece Santur por propaganda "Gay Friendly”


Clovis Casemiro, embaixador da 29ª Convenção anual da Associação Internacional de Turismo Gay (IGLTA) no Brasil,escreveu um artigo agradecendo a Santa Catarina que será a sede do evento e a Santur pelo incentivo aos turistas gays. A convenção acontece pela primeira vez na América Latina e promete reafirmar Florianópolis como destino turístico para gays e lésbicas. Os homossexuais gastam em média 30% a mais do que outros turistas. Veja a seguir o texto na íntegra. 

Por ​Clovis Casemiro

A propaganda positiva e “Gay Friendly” 

O Brasil está tirando uma mancha antiga e perigosa, que combinada com poder dos militares nos anos 70, dos antigos coronéis que dominavam a paisagem Nordestina, de entender a importância de um Estado laico – onde a religião é limitada às discussões pessoais ou familiares, mas não do Estado. Tudo isso influenciou e ainda faz parte do cotidiano de muitas cidades brasileiras, ampliando a homofobia em todo o país e em outros na América Latina.

Basta lembrar os diversos ataques homofóbicos recentes em grandes centros e pequenas cidades, lembrar que queriam instituir o “Dia do Hétero” e até sua respectiva parada, separar o sangue de homossexual, proibir de se discutir nas escolas a homossexualidade, entre outras barbaridades que fomos obrigados a combater.

Mas com o movimento forte dos diversos grupos de defesa do Direito Humano, das frentes de muitas ONGs com foco na comunidade LGBT e sua liberdade de uma homofobia que mata e que coloca o cidadão e a cidadã LGBT em situação de risco, e em conseqüência os seus turistas e visitantes.

Por estas razões que a equipe do DoubleC quer manifestar e agradecer à SANTUR – órgão oficial do Estado e responsável pelo Turismo em Santa Catarina – que montou um grande esquema mundial para captar o turista GLS. E no mesmo dia que Rio de Janeiro foi eleito como destino das Olimpíadas 2016, em 02 de outubro de 2009, a diretoria da IGLTA** escolheu Florianópolis como sede de sua Convenção Mundial em 2012, ampliando os “gay gateways” do Brasil e fortalecendo nosso país como um destino cada vez mais “Gay Friendly”.

A frase: “uma cidade só é boa para turistas quando é boa para seus  moradores” vale também no quesito homofobia, pois quando se expõe a cidade da forma como a IGLTA está fazendo em todo o mundo, quando iremos receber mais de 30 jornalistas mundiais e mais de 150 profissionais do turismo – é sinal que o Brasil será melhor após 15 de abril de 2012.

E o anuncio da SANTUR para captar o turista brasileiro e internacional LGBT é muito clara e objetiva: “Mar azul, matas verdes e fins de tarde dourados. 
Se depender das cores, a 29ª Convenção da IGLTA** em Santa Catarina será um sucesso”. Aqui a menção das cores é para lembrar o arco íris que é a marca e a cor do movimento (“rainbow flag”).

Quando uma empresa ou mesmo um órgão publico como a SANTUR toma uma atitude como esta de “sair do armário”, de dar as boas vindas, de se preparar de fato para entender seus clientes LGBT o sucesso só pode ser o melhor possível. É apoiar a extinção da Homofobia, é colocar luz para atrair mais seres humanos, independente de sua orientação sexual e tratar o turista e o morador com o respeito que todos nós esperamos.

FLORIANÓPOLIS e SANTA CATARINA devem receber nosso melhor: OBRIGADO!

É a Indústria do Turismo melhorando o mundo para todos!

E sucesso nesta e em todas as suas convenções!
** IGLTA = International Gay and Lesbian Travel Association.

Anabel Moutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário