quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Times da Inglaterra se unem contra homofobia


Os 20 clubes do Campeonato Inglês fizeram nesta quarta-feira um manifesto público contra a homofobia no mundo do esporte.

O Governo britânico lançou em março do ano passado a "Carta contra a homofobia", uma iniciativa similar à qual já tinha sido lançada na França.

A organização do Campeonato Inglês assinou o documento em junho, enquanto as equipes que atuam na primeira divisão inglesa resolveram assinar o manifesto nesta quinta-feira, que já conta com "cerca de 3 mil indivíduos e clubes", segundo a ministra de Igualdade britânica, Lynne Featherstone.

- O Campeonato Inglês e seus membros acreditam que qualquer um deveria participar e desfrutar do esporte - assinalou o diretor-executivo da Premier, Richard Scudamore.

O representante do Campeonato Inglês ressaltou que se sente "satisfeito" de "reafirmar o compromisso" contra a homofobia com "as assinaturas individuais de cada um dos clubes".

Na carta assinada nesta quinta-feira pelas equipes da primeira divisão inglesa, o conteúdo afirma um comprometimento dos times de "fazer do futebol um lugar bem-vindo para todo o mundo, tanto para os que participam do jogo, como para os que assistem as partidas e os que trabalham como voluntários".

Até o momento, o único jogador profissional inglês que assumiu em público sua homossexualidade foi o ex-atacante Justin Fashanu, que se suicidou em 1998 após ser acusado pela Polícia americana de uma suposta agressão sexual a um menor de idade.

Segundo a organização de defesa dos direitos dos homossexuais Stonewall, a maioria dos jogadores gays sofre pressões por parte de seus clubes e agentes para que não tornem pública sua orientação sexual. O motivo, no entanto, seria o de evitar a "hostilidade dos torcedores".


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Times-Inglaterra-unem-homofobia_0_638936285.html#ixzz1lGeeyil8
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário