terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cartório do 1° Subdistrito de Osasco realiza primeiro casamento homoafetivo do município

Osasco (SP) - Nesta sexta-feira (02.12), entre os 30 casamentos realizados durante o dia, o último chamou a atenção e despertou a curiosidade dos clientes do cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 1º Subdistrito de Osasco, administrado pela Oficiala Alexandra Leal Musa. Nesta celebração, estavam se unindo José Lima Teixeira, 52 anos, e Roberto Aparecido Ramos Evangelista, 53 anos, que passou a se chamar Roberto Aparecido Ramos Teixeira.

"Essa união é uma conquista, ajudar cada vez mais os cidadãos a exercerem seus direitos é uma vitória", disse a Oficiala Alexandra. "Nosso País ainda não tem uma lei formada, mas a decisão já deu base para que fosse realizado esse casamento. Nós, do cartório, temos orgulho de celebrar o primeiro casamento homoafetivo da região", completa.
O regime adotado pelo casal, que está junto há 18 anos, foi o da comunhão parcial de bens. "Nós moramos juntos, mas isso não significa muito coisa. Agora estamos casados e temos direitos como qualquer outro cidadão. Se um de nós morrer, o outro não ficará desamparado", afirma Roberto, também conhecido na cidade como "Xuxa".
Maurício Macedo, amigo e padrinho do casal, acha que a união é positiva e incentivará outros casais. "A partir do momento que eles moram juntos, eles devem possuir direitos iguais. Acredito que essa união servirá de incentivo para outras pessoas", comenta.
Após a leitura do termo de casamento e a troca de alianças na presença da Oficiala, dos amigos do casal, com direito a brinde de champanhe, a juíza de casamento, Marlene Bernacki de Oliveira, se mostrou orgulhosa por ter realizado a celebração. "Já estava na hora da legislação autorizar essas uniões. Eu sou totalmente a favor dos direitos iguais, sem preconceito e espero que sigam esse exemplo, porque nosso país merece essa liberdade", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário